O que é faturamento de uma empresa

Por Rodrigo Macedo

Uma palavra muito comum no mundo do empreendedorismo é o faturamento de uma empresa. É usada para indicar o tamanho de uma empresa, para limitar os diferentes tamanhos de empresas e para calcular os impostos que devem ser pagos, por exemplo.

Mas o que é o faturamento exatamente?

O faturamento é a soma total das vendas de uma empresa, em um determinado período, de sua atividade comercial – seja no comércio de mercadorias, na prestação de serviços ou na indústria.

Um profissional autônomo, por exemplo, pode receber R$150 por cada trabalho que realizar. Se este profissional fizer 30 trabalhos em um mês, podemos dizer que seu faturamento do mês foi R$ 4.500,00.

Justamente porque mostra o valor total que uma empresa movimenta de suas atividades, o faturamento de uma empresa é um dos principais indicadores utilizados para medir seu tamanho.

Os resultados financeiros dependem não apenas do desempenho econômico, mas também de outros fatores como o controle dos impostos cobrados pelo governo, que varia de acordo com as atividades da empresa e seu faturamento.

Por exemplo: uma empresa é classificada como MEI, microempresa, pequena ou média e grande empresa de acordo com o faturamento da empresa, por exemplo. Por isso, é tão importante entender o que é faturamento de uma empresa e para que serve.

Qual é a utilidade do faturamento de uma empresa

O que é faturamento de uma empresa: Como calcular

De forma resumida como explicamos acima, o faturamento de uma empresa serve para diversos fins, tais como:

  • Para ter uma noção geral de como seu negócio está funcionando. Afinal de contas, maior receita significa melhores vendas e se traduz em maiores lucros.
  • A taxa de imposto varia de acordo com o faturamento da empresa, portanto, é importante saber o faturamento de uma empresa para calcular os impostos que devem ser pagos ao governo.
  • Enquadrar uma empresa no tamanho certo para ela, assegurando uma tributação proporcional ao quanto ela faz, garantindo o cumprimento de regulamentos e leis
  • Manter um fluxo de caixa, calcular o lucro da empresa e cuidar das finanças são algumas das coisas que são feitas.

Como aumentar o faturamento de uma empresa

Como aumentar o faturamento de uma empresa

Não há uma fórmula para tornar sua empresa mais lucrativa. Isso depende de diversos fatores, o principal é a visão do empreendedor. Mas, certamente, há algumas dicas que você pode usar para aumentar suas vendas.

Invista em pessoas e em processos mais ágeis

O investimento em pessoas e processos é um treinamento de valor em equipe. Processos mais simples e pessoas mais qualificadas ajudam você a economizar tempo e dinheiro.

Esteja atento as tendências do seu nicho

Você terá uma vantagem competitiva se ficar de olho nas tendências do mercado de acordo com os nichos de seus clientes. Isto torna possível saber em quais produtos ou serviços você deve investir mais e assim diminuir os custos com aqueles que irão gerar retornos ou desistências.

Facilite os métodos de pagamento

Facilitar o pagamento é uma boa ferramenta ao vender produtos de alto valor, tornando possível vender mais a mais pessoas e ainda manter um custo estável para o aumento do valor da fatura.

Entenda melhor o seu pós-venda

Trabalhar o processo de pós-venda com foco na fidelidade é uma ótima maneira de aumentar as receitas e manter os clientes antigos.

Qual a diferença entre faturamento bruto e faturamento líquido?

Entender a diferença entre faturamento bruto e faturamento líquido é fácil:

Faturamento bruto

O faturamento bruto de uma empresa são o montante total que ela recebe de suas vendas em um determinado período.

Para isso, basta adicionar o preço do produto ou serviço ao número de vendas para calcular o faturamento bruto. Se você oferece mais de um produto ou serviço, você pode simplesmente somar todos os valores.

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido de uma empresa são equivalentes às vendas brutas menos os impostos cobrados sobre cada operação e deduções de vendas, tais como produtos devolvidos e contratos cancelados.

As vendas líquidas dão uma ideia melhor do resultado de um negócio porque mostram o que sobra das vendas brutas depois dos impostos.

Diferença entre faturamento de uma empresa e seu lucro

É necessário entender a diferença entre lucro e faturamento para conhecer os diferentes tipos de faturamento.

Isso porque esses conceitos irão dar a situação real de uma empresa.

Como você leu, o faturamento é o dinheiro que vem das atividades comerciais da empresa. Após a dedução das despesas comerciais, o lucro é todo o dinheiro que sobra.

Uma empresa pode ter um bom faturamento durante o mês mas se as despesas forem maiores do que as receitas, ela não terá lucro e estará com prejuízo.

Justamente por causa disso, não se pode assumir que um negócio com alta rotatividade é um negócio financeiramente saudável.

No final do mês, o dinheiro que entra se transforma em lucro, portanto, é necessário que as despesas sejam equilibradas.