Se você está envolvido em negócios online, você provavelmente já ouviu falar de link juice. Mas o que é Link Juice?
Link Juice é uma palavra conhecida por quem trabalha com SEO. Como veremos neste artigo, Link Juice é uma variável importante para aumentar a popularidade de um link ou um site que tentamos posicionar no Google.
Poderia dizer que SEO se divide em duas partes: o SEO na página e SEO fora da página. Eu fiz um artigo do qual falo sobre fatores que rankeamento de seo na página. Sugiro a leitura.
Conteúdo
Entendendo o Link Juice
Entender o Link Juice é a chave para aumentar sua popularidade em mecanismos de busca. Quanto mais você tiver, melhor será seu posicionamento nas SERPS. O raciocínio é que quanto mais referências de sites, o seu link tiver, maior é a relevância dele em relação aos outros artigos.
Existem outros fatores que podem afetar a qualidade do seu backlink, como a autoridade de cada site. Por exemplo: Um link de um mega portal na Internet brasileira terá uma “autoridade” maior que um site recém criado. Em breve, vou criar um artigo explicando como checar a autoridade de um domínio.
Atributos rel=”nofollow” e rel=”dofollow”
Para criarmos um link no HTML, temos dois atributos possíveis para rel, para adicionar na tag <a>. Estes são: dofollow ou nofollow. Por exemplo:
- Um link é: <a href=”url”>texto do seu link</a>
- Link nofollow: <a href=”url” rel=”nofollow”>texto do seu link</a>
O link sem o nofollow é também chamado de link dofollow. Caso queira, você pode explicitar utilizando rel=”dofollow”, no entanto, não é necessário embora seja uma boa prática explicitar (não sabemos quais atualizações teremos no futuro, certo?).
A diferença entre eles é que um link dofollow passa poder de ranking para a página de destino e o link nofollow, não. Os links nofollow servem para aumentar seu citation flow. Vou falar mais sobre citation flow em uma próxima oportunidade.
Boas práticas para Link Juice
O melhor jeito de ter links e assim, ter um maior link juice é criando conteúdos originais e aguardar que sejam compartilhados pela Internet. No entanto, aguardar é dificilmente uma boa opção 😉
Você também pode criar blogs, pedir links de sites de relevância, entre outros. Além disso, você pode:
- Tenha certeza que o link que você quer está indexado pelo Google.
- Veja se o link está sem o atributo nofollow antes de criar o link
- Adicione links de acordo com a palavra chave que você quer rankear, no entanto, diversifique as palavras.
- Não troque links. Não valerá tanto a pena se você ter que enviar de volta sua autoridade.
- Quanto mais links de sites de autoridade, você tiver. Maior será a autoridade repassada para você.
- Guestposts continuam válidos
Conclusão
Como visto, o Link Juice é um dos fatores de posicionamento que um link pode passar para outro. Considere o conceito como um voto de confiança que é entendido pelo Google.
Links do follow, sem dúvida, são mais vantajosos. No entanto, não seria natural ter apenas links dofollow. Utilize as duas para sua estratégia de marketing. 😉