Planejamento operacional: O que é e como funciona

Por Rodrigo Macedo

Mesmo que seja muito saudável, a concorrência faz com que as empresas se movimentam para obter vantagens. 

Portanto, isso faz se necessário investir mais no gerenciamento de operações para ter seus processos melhorados. Mas, o planejamento operacional é ignorado nas empresas. A elaboração de um planejamento estratégico é uma das etapas do gerenciamento de operações. 

E, em muitos casos, a estimativa de uma empresa em relação às estratégias adotadas para os anos seguintes é arruinada, apenas pela falta de uma única etapa, o planejamento operacional.

O fato é que muitas empresas têm o costume de fazer somente o planejamento estratégico, que aborda as estratégias para que a empresa cresça. Porém, deixam de fazer o planejamento operacional, tão importante quanto. Pois, ele consegue agregar outras partes essenciais para a empresa.

O que é planejamento operacional?

Planejamento operacional

Um plano operacional é um plano de trabalho departamental projetado para detalhar um plano tático na forma de atividades realizadas no departamento para executar o plano tático. 

Pois, o departamento é quem traduz as metas em ações e resultados. Portanto, ele é projetado para a produção de resultados de curto prazo e descrever as tarefas que os funcionários devem executar. Que são críticas para alcançar os objetivos táticos e estratégicos da empresa.

O planejamento operacional concentra-se nas atividades do dia a dia da empresa e garante que os funcionários desempenhem suas funções de acordo com as políticas e diretrizes determinadas no planejamento tático.

Este é um plano pensado para maximizar os resultados. Portanto, ele é mais detalhado que os planejamentos estratégicos e táticos. Seu foco está na eficiência! Ou seja, nos meios, enquanto o planejamento estratégico e tático se concentra na eficácia, ou seja, no fim.

Sob a supervisão da gestão departamental, os chefes de cada departamento são responsáveis ​​pelo desenvolvimento dos planos de negócios. No planejamento operacional, o planejamento tático e estratégico é realizado por meio de planos de ação ou planos operacionais.

Concentra-se no “o quê” e no “como” fazer as atividades e tarefas diárias de uma empresa. Refere-se em especial às tarefas e operações realizadas no nível operacional de uma empresa.

Entenda os pontos fundamentais do planejamento operacional

Primeiro, além do planejamento estratégico, o planejamento operacional deve ter a sua criação em linguagem clara, compreensível e objetiva. 

No entanto, de certa forma, o planejamento é como um manual de instruções. No entanto, ele precisa ser visto repetidamente por vários funcionários. Alguns dos principais elementos do plano são os seguintes:

  • Definição de Processos: as tarefas a serem feitas, as etapas, a sequência, como devem ser feitas, as ligações entre os departamentos e quem é o responsável, devem ser mostrados;
  • Infraestrutura e Recursos: é necessário esclarecer quais são os recursos estruturais da empresa onde cada atividade se desenvolve, o que ela fornece, como opera e como auxiliar para cada atividade. Da mesma forma, você deve identificar os recursos materiais que usar nas atividades;
  • Orçamento: os custos ao longo da vida do plano operacional devem ser previstos, bem como os recursos disponíveis para a execução do plano;
  • Padrões da Empresa: neste ponto, é refletido os comportamentos e atitudes que você espera dos funcionários. Quando você lida com as atividades de negócios e relacionamentos com a empresa;
  • Recursos Humanos: aborda informações sobre todos os funcionários. Como: suas funções, as ações em que estão envolvidos, hierarquias, resultados esperados e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas.

Dependendo da especificidade de cada projeto, outros elementos podem fazer parte do Planejamento operacional. É importante que todas as ações, recursos e pessoas estejam bem definidas, direcionadas e alinhadas à estratégia da empresa para que este documento funcione.

Porque é recomendado fazer um planejamento operacional?

O mais importante no planejamento operacional é o seu conceito. Ou seja, traduzir a visão e os objetivos no fluxo de trabalho para o ano seguinte.

Por exemplo, se você está desenvolvendo um plano estratégico para 2020 a 2022, também pode desenvolver um plano operacional para 2020 e descobrir o que precisa ser feito para tornar a visão da empresa uma realidade.

Além disso, você pode identificar melhor os gargalos em sua empresa. Bem como, e o que pode fazer para melhorar as divisões da sua empresa para atingir seus objetivos. Isso pode determinar se o plano estratégico foi concluído com êxito.

Quais são os objetivos do planejamento operacional?

  • Definir o processo de produção ou execução do serviço;
  • Detalhamento dos planos estratégicos e táticos;
  • Determinar as atividades, prazos, recursos, responsabilidades, tarefas e proprietários necessários para implementar os planos estratégicos e táticos;
  • Executar planos, instruções e autorizações de trabalho;
  • Fornecer às equipes de operações uma compreensão clara de suas tarefas, objetivos e responsabilidades;
  • Traduzir objetivos estratégicos em ações e resultados.

Porque o planejamento operacional é importante?

Além de fazer com que a estratégia de uma empresa realmente funcione na prática, o planejamento operacional também ajuda a melhorar os resultados do negócio. Pois, ele permite uma melhor coordenação das ações operacionais entre os departamentos e prepara a empresa para lidar com imprevistos com maior agilidade e eficiência.

O impacto positivo do planejamento operacional e sua execução vai além das atividades operacionais, pois fornece subsídio de informações e insights para determinar a área administrativa da empresa.

O que devo fazer para elaborar um plano operacional?

O desenvolvimento do planejamento operacional se refere principalmente à definição detalhada das atividades operacionais a serem executadas. Isso inclui os seus recursos e tempo de execução.

As decisões que ocorrem ao nível do planeamento operacional enquadram-se no âmbito da implementação das ações necessárias para atingir os objetivos táticos e estratégicos. No entanto, eles representam o ato de produção.

O processo de planejamento operacional é iniciado ao definir os objetivos operacionais. E, também, das ações que devem ser tomadas para atingir esses objetivos.

Essas atividades são demoradas e a natureza demorada depende do trabalho planejado para ser executado. Para planejar o tempo e as atividades é necessário: identificar as atividades necessárias, estimar a duração.

O tempo dessas atividades deve ser programado, especificando início, sequência e término. E, em seguida, registrá-las em um cronograma. Portanto, o planejamento deve incluir as informações dos recursos de produção. Além disso, o monitoramento e controle devem ser estruturados para operar com informações registradas no nível de ocorrência.