Por que meu site não é indexado no Google

Por Rodrigo Macedo

Talvez, esta seja uma das dúvidas mais comuns quando se inicia um projeto online: por que o Google não está indexando meu site.

Se seu site ainda não aparece nos resultados de consulta do Google, não se desespere. Talvez, o Google ainda não tenha encontrado o seu site. E isto é bastante simples de resolver, como fazer agora.

Como verificar se seu site foi indexado pelo Google

Antes de pensar nas possíveis causas de um site ainda não ter sido indexado pelo Google, vamos ter certeza de que ele realmente não foi.

Para isso, use a seguinte termo de consulta:

  • site:seudominio.com.br

Desta forma, o Google irá listar todas as páginas que foram indexadas a partir do seu domínio. Se o Google não mostrar nenhum resultado, você tem razão: seu site ainda não foi indexado.

Mas por que é tão importante aparecer no Google

A maior parte das pessoas não clicam em sites que não aparecem na primeira página dos resultados no Google.

De acordo com estudos recentes, 33% do tráfego vai para a página que está na primeira posição, 18% vão para segunda posição e por aí, o tráfego irá diminuir gradativamente.

Google ainda não encontrou seu site

Talvez o seu site seja novo e por isso, seu site ainda não foi encontrado pelo Google.

Se este for o caso, espere alguns dias a mais e veja se o mesmo aparece nos resultados. Se você não criar backlinks, pode levar até 4 semanas para ser nos resultados de busca.

Se você ainda não adicionou seu site ao Google Search Console Submit, sugiro que faça imediatamente. É através dele que você terá informações sobre os termos que estão sendo buscados e como seu site está aparecendo nos resultados de consulta.

Você também pode requisitar ao crawler (robô responsável por mapear sites). Basta visitar o site Submit e realizar a requisição.

Bloqueio pelo robots.txt

Outra situação comum de sites que não estão sendo indexados pelo Google é o bloqueio pelo robots.txt ou no cabeçalho de suas páginas.

O robot.txt funciona como um filtro que concedem (ou não) permissões para os robôs dos sistemas de busca e faz com que os donos de website controlem permissões de acesso a páginas e diretórios.

Além disso, o robot.txt previne que o seu servidor de hospedagem não fique sobrecarregado com solicitações de acessos de robôs de busca.

Reveja seu arquivo Sitemap.xml

Todos os sites que querem ser visíveis publicamente em serviços de busca como o Google precisam ter um sitemap.

Sitemap é um arquivo dinâmico utilizado para listar todas as páginas públicas do seu site.

Sim, o Google consegue ler todas as páginas do seu site sem o auxílio deste arquivo, no entanto, é muito mais simples e garantido que suas páginas sejam indexadas com o uso deste arquivo.

Seu site tem erros de rastreamento

Em alguns casos, o Google indexa apenas algumas páginas do seu site porque não consegue varrer seu site.

Para identificar estes erros, vá para o seu Search Console, selecione o seu site e depois clique em “Crawl”. Procure o link “Crawl Errors”. Se houver muitos erros, você provavelmente terá de buscar um desenvolvedor ou alguém que possa te auxiliar a corrigir esses erros.

Você tem muito conteúdo duplicado

Muito conteúdo duplicado pode confundir os sistemas de busca e fazer com que avaliem mal seu site.

Se você tem muitas páginas que exibem o mesmo conteúdo, você pode ter um problema de conteúdo duplicado e por isso o Google pode desconsiderar indexar seu site.

Você configurou seu site em WordPress para ser privado

Se você tem um site criado a partir do WordPress, você pode ter acidentalmente ter colocado como privado e por isso, seu site não pode ser rastreado.

Para verificar isso, vá até seu painel de administração, depois configurações e verifique a privacidade.

Seu site está bloqueado pelo .htaccess

O arquivo .htaccess é uma parte do seu site, normalmente encontrado em servidores Apache.

O htaccess é um arquivo de configuração de acesso, e através dele é possível configurar funções de acesso dos usuários a um diretório específico e também atribuir permissões a diretórios.

Seu site tem a meta tag NOINDEX.

É um outro jeito de dizer não para os robôs.

A metatag noindex permite marcar em cada página que não deve ser indexada e veiculada para os usuários nos resultados da pesquisa. Esta tag fica na seção <head> de uma página assim.

No entanto, a tag noindex deve ser usada por questões de segurança em páginas específicas, exatamente nas páginas que não há necessidade de serem exibidas para o google. Por exemplo suas páginas de administração.

Você foi desindexado

Este é o pior dos casos.

Se você foi removido dos resultados de busca, provavelmente você cometeu alguma penalidade. Infelizmente, neste caso, não há muito o que fazer.

Seu site é lento

Talvez, seu site demore tempo demais para carregar e o robô não sabe se seu site esta ativo ou não.

Isso pode acontecer por vários motivos:

  • Seu servidor de hospedagem pode ser fraco, e levar uma eternidade para exibir uma página
  • Seu site (ou tema) pode ter sido mal programado
  • Seu site fica fora do ar muitas vezes