Portfólio de Fotografia Profissional: Passo a passo para criar o seu

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você sabe como criar seu portfólio de fotografia? Caso essa questão nunca tenha passado pela sua cabeça, essa é a hora de ficar atento! Um bom portfólio nada mais é do que o material de divulgação do seu trabalho fotográfico, dando foco ao seu estilo de fotografar.

O portfólio é um item muito importante para o início da jornada profissional de qualquer fotógrafo. Ele pode abrir muitas portas dentro do mercado e atrair clientes, contratos e oportunidades de emprego fixo.

Enquanto material de divulgação, o portfólio é uma das melhores ferramentas que um fotógrafo tem ao seu alcance para mostrar o trabalho e se destacar profissionalmente. Mas o que é preciso levar em conta na hora de criar o portfólio fotográfico?

Confira nosso passo a passo para criar seu portfólio abaixo:

Defina um estilo para seu portfólio

O portfólio é uma coleção de ensaios fotográficos com o objetivo de divulgar seu trabalho. Sendo assim, faça uma seleção cuidadosa do material que você pretende incluir em seu portfólio.

Uma boa dica para começar é definir um estilo para seu portfólio que esteja de acordo com o segmento no qual você deseja trabalhar profissionalmente.

Um fotógrafo que trabalha em estúdio, equipado de um fundo fotográfico, fundo verde ou fundo branco, realiza um tipo de trabalho que o diferencia do fotógrafo especializado em registrar cerimônias e eventos. Ou seja, a definição de um estilo é importante para atrair clientes que buscam um trabalho específico.

Mantenha uma linha de edição em seu trabalho

Tão importante quanto a escolha de boas fotografias, a linha de edição em seu portfólio deve ser coerente e constante.

Um bom fotógrafo é aquele que mantém uma consistência no resultado final de cada trabalho. Por conta disso, é importante que a linha de edição em seu trabalho não seja contraditória, confusa e indecisa.

O cuidado em manter uma linha de edição coerente conta pontos entre os clientes e faz com que seu trabalho se destaque, seja você um fotógrafo de estúdio que trabalha com Fundo Fotográfico ou um fotógrafo de paisagens, eventos e festas.

Escolha um número razoável de fotos

Apresentar seu trabalho é importante, porém não significa que você deve criar um portfólio enorme e cansativo de acompanhar. O cliente que procura um trabalho fotográfico de qualidade precisa de um portfólio prático, objetivo e produzido com cuidado.

Uma média de 15 à 25 fotos bem selecionadas, com diferentes enquadramentos e experimentos com iluminação, é uma boa quantidade de imagens para um portfólio inicial.

 

Portfólio de Fotografia Profissional: Passo a passo para criar o seu
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta