Quais documentos preciso para emitir nota fiscal?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A nota fiscal pode ser obrigatória para algumas empresas, principalmente para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para negócios que incluem o Simples Nacional a sua emissão também pode se tornar obrigatória.

Para entender a obrigatoriedade da nota fiscal é indicado procurar uma consultoria contábil, já que erros e a falta da emissão da nota podem trazer problemas para o negócio.

Como emitir a nota fiscal

Caso haja dúvidas sobre o tipo de nota que a sua empresa deve emitir procure a ajuda de uma assessoria empresarial e verifique também através do site Portal NF-e. Este site mostra se a sua empresa estão dentre aquelas que são obrigadas a emitir a Nota Fiscal.

Antes de emitir a nota é preciso entender que existem alguns tipos, sendo elas: O tipo de nota depende do que você precisa formalizar. As notas podem ser de:

  • Produto: destinada a bens e mercadorias, mas pode ser de compra e de venda, remessa, retorno, devolução, exportação, importação etc.
  • Serviço: para prestação de serviços
  • Consumidor: se trata de um cupom fiscal, no caso de venda direta sem identificação do comprador, usada no varejo.

Depois é necessário avaliar qual o tipo de enquadramento a sua empresa se encaixa para emitir a nota correta.  Para validar a nota fiscal sua empresa precisa ter uma assinatura fiscal, só assim é confirmada a sua autenticidade.

Se o seu negócio ainda possui essa assinatura você deve solicitar por uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

Quando a nota é para outra empresa, geralmente se pede os dados dela como CNPJ, e para pessoa física se usa informações como o CPF.

Esclarecemos a sua dúvida? Para mais informações consulte a nossa assessoria empresarial!

Quais documentos preciso para emitir nota fiscal?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta