Qual a melhor forma de controlar as compras do seu negócio

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quando o setor de compras não está organizado, toda a empresa acaba correndo riscos: riscos de ter problemas com fornecedores, de ter o orçamento estourado, de ficar devendo produtos para clientes, etc.

Por isso, confira algumas formas de controlar as compras e manter sua empresa em ordem:

Comece pelo básico

Fazer a gestão de compras de sua empresa não precisa ser uma tarefa complexa desde o início. Comece pelo básico: registre todas as entradas e saídas dos produtos do estoque, anotando datas e quantidades. Assim, você sempre saberá o que está em estoque e o que está faltando, além de ter uma boa noção de quanto tempo esses produtos permanecem na empresa.

Para fazer isso de forma mais eficiente, também é recomendado classificar cada produto em categorias, já que isso ajuda o setor de compras a procurar fornecedores e acompanhar o mercado.

Analise o fluxo de vendas

Analisar seu fluxo de vendas é uma maneira de encontrar erros e pontos que podem ser melhorados na gestão de compras. Com essa análise, você descobre quais produtos vendem mais, se a saída de algum produto depende da época do ano e muitos outros detalhes que passam despercebidos no dia a dia do setor de compras.

Sabendo desses detalhes, é possível comprar produtos na quantidade certa para a época do ano, ou promover eventos para desencalhar materiais do estoque antes que eles percam a validade, por exemplo. A programação do setor fica mais fácil e a produtividade aumenta.

Aposte na tecnologia

Se sua empresa ainda não utiliza um software de gestão de compras, é hora de pensar no assunto. Analisar o fluxo de vendas, fazer a gestão de fornecedores e ficar em dia com o controle de estoque são todas tarefas mais simples com um software de gestão de compras. Ele garante resultados melhores enquanto facilita o trabalho da sua equipe.

Controlar as compras do seu negócio depende de diversos fatores, mas tudo pode ser resolvido com um bom trabalho em equipe, muita organização e o uso correto da tecnologia.

Meta description: Descubra como você pode controlar melhor as compras de sua empresa com muita organização, disciplina e tecnologias eficientes!

Qual a melhor forma de controlar as compras do seu negócio
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta