Qual é a função de um advogado tributário na empresa?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um advogado tributário é um advogado especializado em Direito Financeiro e Tributário que se dedica a assessorar diversos assuntos nessa área, tanto pessoas físicas quanto empresas.

O trabalho do advogado fiscal baseia-se na sua preparação na lei fiscal, como elaborando declaração de IR e outros. Em um escritório de Advocacia Tributária este profissional pode atuar com a responsabilidade de regular os procedimentos utilizados para obter o rendimento de uma determinada empresa, bem como a gestão das despesas do mesmo. Isto é, ele está encarregado, entre outras funções, de elaborar o planejamento fiscal da empresa.

Funções de um advogado tributário

O advogado fiscal pode representar e aconselhar tanto os indivíduos quanto as empresas que compõem ativos ou empresas de qualquer nível. O trabalho do advogado fiscal baseia-se na sua preparação na lei fiscal.

Sendo assim, as funções do advogado tributário envolvem assessorar clientes que contratam seus serviços nas diferentes questões relacionadas à área tributária, ou seja, com os procedimentos relacionados a tributos como declaração de IR, inspeções fiscais e outros.

Em sua atuação no escritório de advocacia tributária o advogado especializado neste ramo tem a responsabilidade ​​pela criação legal de empresas de vários tipos, elaborando os procedimentos legais relacionados a elas, tais como aumento ou redução de capital, emissão e controle de ações, etc. 

Se você tem uma empresa, o escritório de advocacia tributária pode oferecer vários serviços muito úteis, como o planejamento tributário imobiliário, ele pode cuidar da tributação das empresas tanto nacional como internacionalmente, se a empresa trabalha em outros países. Se assim for, fica também responsável pelos processos de internacionalização das empresas.

Mas acima de tudo estarão encarregados dos procedimentos de investigação pela administração tributária, em que podem realizar a verificação e inspeção fiscais, tanto inspeções parciais quanto gerais.

Qual é a função de um advogado tributário na empresa?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta