Segurança de e-mail: como proteger os e-mails da sua empresa?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O e-mail institucional concentra um grande volume de informações importantes sobre a sua empresa, incluindo dados sensíveis do negócio e dos seus clientes. Uma invasão por hacker ou vazamento pode causar uma série de problemas.

Por isso, é essencial priorizar a segurança dos e-mails da sua empresa. Para ajudar nisso, reunimos algumas dicas neste post.

Crie senhas complexas

A criação de senhas difíceis de serem roubadas, que levem letra maiúsculas e minúsculas, símbolos e números, é importante para garantir a segurança dos dados. Incentive seus funcionários a criarem boas senhas e a trocá-las de tempos em tempos.

Autenticações em níveis

Crie barreiras para o acesso dos e-mails, aumentando o nível de dificuldade para possíveis invasões. Quando o login ocorrer de um dispositivo não reconhecido, o sistema vai mandar uma mensagem para o responsável alertando sobre uma atividade fora da rotina e pedindo autorização para concluir o comando.

Ferramentas de segurança

Busque provedores que ofereçam boas ferramentas antispam e antivirus para o seu e-mail institucional. Assim fica mais fácil conter arquivos maliciosos que possam prejudicar o arquivamento de dados.

Contar com um bom suporte 24 horas, 7 dias por semana, também é uma boa medida. O e-mail corporativo Zimbra é um excelente exemplo de provedor que oferece esses benefícios.

Crie uma política de segurança

É muito importante criar uma política de segurança da informação para orientar os funcionários quanto ao uso correto do e-mail. Dentro dessa prática, vale a orientação sobre o cuidado na abertura de arquivos anexos, mostrando que tipo de extensão deve ser evitada.

Outra orientação é para que o funcionário evite abrir as mensagens fora do ambiente de trabalho. Quando isso não for possível, procurar sempre evitar computadores públicos como lan houses ou que não ofereçam a proteção adequada.

Há uma série de provedores que procuram aumentar a segurança dos dados da sua empresa, como o Zimbra e-mail. O importante é garantir a proteção das suas informações!

Segurança de e-mail: como proteger os e-mails da sua empresa?
Avalie este artigo
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta