Setor imobiliário volta a crescer no Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Bairros como Higienópolis estão entre os destaques

O mercado imobiliário voltou a crescer em ritmo acelerado e as previsões para 2019 e até mesmo para o restante do ano de 2018 são bastante otimistas. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais no Brasil devem crescer cerca de 10% neste ano.

Em 2017, momento em que o setor voltou a ficar no azul, o crescimento nos lançamentos foi de 5,2% e a alta nas vendas foi de 9,4%. Os dados da CBIC contemplaram as 23 cidades e regiões metropolitanas mais populosas do Brasil.

As projeções seriam ainda mais animadoras se o governo não tivesse adiado a reforma da previdência no início do ano, de acordo com o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci. Os 10% de crescimento estão atrelados a algumas condições, como disponibilidade de crédito e regulamentação dos distratos.

A redução dos juros ao consumidor e a recuperação dos problemas de enquadramento de capital da Caixa Econômica Federal (responsável por 70% dos financiamentos imobiliários) também devem colaborar com o crescimento.

Higienópolis

Algumas cidades e regiões retomaram suas expansões de mercado como, por exemplo, as zonas sul e oeste da cidade de São Paulo. Porém, o velho conhecido bairro de Higienópolis, na região central, é um dos que mais está sentindo o avanço do setor imobiliário.

Hoje, um apartamento Higienópolis ficou mais fácil de ser comprado ou alugado. As condições são favoráveis ao consumidor em regiões já estabelecidas, principalmente as que já estão construídas e não dependem de grandes esforços e investimentos em obras complexas.

Os preços dos imóveis em São Paulo também devem ser recuperados em breve, segundo a CBIC. Neste caso, tanto em Higienópolis como nos outros bairros da cidade, podem voltar a crescer. Vale destacar que, em 2017, o preço médio do metro quadrado residencial no Brasil foi de 5.999 reais.

Setor imobiliário volta a crescer no Brasil
5 (100%) 1 vote
Share.

Sobre o Autor

Rodrigo Macedo é empreendedor, desenvolvedor de software e especialista em negócios digitais.

Deixe uma resposta