Quem trabalha com SEO, conhece exatamente a importância dos atributos dofollow e nofollow.
Como você sabe, a construção de links é algo que depende de outras pessoas e empresas, por isso muitos proprietários de sites tem dificuldade quando o assunto é SEO OFF PAGE.
A qualidade dos links é mais importante do que a quantidade. Sistemas de busca como o Google deixaram claro que apenas destacarão sites que utilizam estratégias legítimas de construção de links e punem sites que tentam enganar o sistema, é pode ser uma excelente oportunidade. Mas afinal, como funciona essa estratégia?
Vamos aprender juntos neste artigo.
Conteúdo
O que é Link building
A criação de links é o processo de conseguir que outros sites lhe forneçam links. Os votos por link são usados para transmitir autoridade, relevância e confiança em seus negócios on-line.
Autoridade
Basicamente, existem três tipos de autoridade que precisamos conhecer para realizar um bom serviço de linkbuilding.
- Autoridade de Domínio: o quanto este domínio é relavante para sistemas de busca;
- Autoridade de Página: o quanto a página é relevante para os sistemas de busca;
- Autoridade de Link: a autoridade dos links que são enviados para a página de destino.
Na prática, quanto maior a autoridade, melhor.
Relevância
Um link relevante é aquele que vem de uma página com um tópico relacionado ao seu produto.
Se você estiver vendendo celulares, é uma boa idéia obter um link de um post sobre as melhores smartphones a serem utilizadas (ou outro conteúdo também relacionado). A relevância dos links afeta a relevância do tópico em seu site.
Confiança
A confiança é o grau em que os motores de busca confiam em seu site.
Quanto mais alto, melhor. A confiança é conquistada ao longo do tempo e seguindo as diretrizes do Google. Sempre tente obter links de sites de alta reputação.
- Com bom tráfego de pessoas;
- com certificado de segurança;
- Conteúdo original e sem plágio;
- Domínio sem spam
Caso não esteja familiarizado com esses dois atributos, eu fiz um artigo sobre link juice e sua importância para SEO.
O que são dofollow e nofollow?
O tipo de relacionamento construído entre o site que insere o link em seu conteúdo e o site que é citado através deste link é a principal diferença entre um link do follow e um link do no follow.
Quando um site recebe um link dofollow, os mecanismos de busca compreendem que existe uma relação de confiança entre o site que concedeu o link e aquele que recebeu o link dofollow.
Quando há um link dofollow é sinal que há uma boa referência e portanto, sistemas de busca acreditam que o conteúdo merece ser visto por mais pessoas. Quando o site tem autoridade, isto acontece na maioria das vezes.
Como identificar se o link é dofollow ou nofollow?
Agora, vamos aprender como identificar se de fato, os links são dofollow ou nofollow.
Utilizando o addon nodofollow
Esta é uma extensão simples que ilumina o texto em uma página, com o status de dofollow ou nofollow. Está disponível apenas para Firefox, no entanto, provavelmente existe algo similar no Chrome.
Para baixar o plugin, clique aqui.
Conclusão
Espero que este artigo te ajude a encontrar bons links e a identificar quando o link é dofollow ou nofollow. Ambos possuem sua importância em SEO, no entanto, é inegável que os links dofollow são superiores em poder de posicionamento em sistemas de busca.
Qualquer dúvida, use os comentários que eu te responderei o mais rápido possível.