As Melhores Ferramentas de E-mail Marketing para Pequenos Negócios

Por Rodrigo Macedo

Ferramentas de e-mail marketing podem ser uma maneira efetiva de alcançar novos clientes e ajuda-los a conhecer sua marca e seus produtos. Eu separei algumas ferramentas de e-mail marketing para que você possa construir sua própria lista e fazer com seu negócio cresça.

De longe, o e-mail marketing tem se destacado como um dos canais mais efetivos de venda para empresas.

Existem diversos benefícios na automação de marketing digital: o principal é ter a disposição um grupo de pessoas que já conhecem seu trabalho, e se você fizer um bom trabalho, pessoas que já tem algum relacionamento de confiança com você.

Caso o termo lead seja algo novo para você, eu falo sobre melhor sobre eles no artigo: O que são Leads e Prospectos. Recomendo fortemente a leitura.

Por que é importante ter uma lista de e-mails?

Ter uma lista de e-mails (ou qualquer outro contato) é um verdadeiro ativo, ideal para alcançar um contato mais próximo com sua audiência.

De um modo bem prático, quanto maior o ticket do produto que você procura promover, e quanto menos instruído for seu prospecto em relação ao problema, mais informação ele precisa para decidir a compra.

Mas a visão que tenho de geração de lista vai um pouco além: eu gosto de pensar em vendas recorrentes.

Uma vez que você conquista a confiança do seu prospecto, as vendas de tickets maiores podem acontecem mais facilmente, uma vez que ele tenha tido uma experiência com o produto que você promove.

SendPulse

SendPulse é uma plataforma que permite envio de e-mails, SMS, notificações via navegador e conta com um plano gratuito.

Além disso, conta com uma interface simples, que permite desenvolver campanhas e monitorar seu progresso.

O editor de e-mail permite que você crie conteúdo rapidamente, sem necessidade de conhecimento técnico para isso. Há mais de 130 modelos que você pode adaptar.

Clique aqui para conhecer a SendPulse

Mail Chimp

É uma ferramenta de e-mail marketing bastante conhecida. Você tem também a opção de auto responder embutida, disponível apenas para planos pagos. Você também pode adicionar testes A/B, e dessa forma, trabalhar com títulos diferentes, textos, call to actions, para ver qual conteúdo tem melhor desempenho com sua audiência.

Nas configurações da conta, você pode ver quantas pessoas você enviou por mês, e a porcentagem de quantas pessoas abriram seu e-mail e quantas clicaram.

Eu já tive dificuldades técnicas na ferramenta por conta de alguma atualização interna. O suporte demorou um pouco, mas tudo fluiu bem.

Custo: Você consegue cadastrar até 2.000 leads (contatos) e distribuí-los em quantas listas quiser. E pode enviar até 12.000 emails por mês para esses cadastrados.

Lead Lovers

Lead Lovers é uma plataforma brasileira completa, que te ajuda a criar páginas de captura (ou qualquer outro tipo de página), integrar com serviços de e-mail marketing, e capturar leads.

Você pode criar páginas dentro do Lead Lovers, e fazer anúncios no Facebook. A plataforma conta com um construtor de páginas e também templates personalizados.

Você pode encontrar mais informações sobre a ferramenta no meu artigo sobre o Lead Lovers. Você também pode acompanhar suas campanhas através do aplicativo de celular, que funciona no Android e Iphone. É a plataforma que eu indico e utilizo em meus projetos.

Custo: O plano inicial do Lead Lovers custa a partir de 154 reais, com uma lista de até 5000 leads. É um excelente começo. Você pode aumentar a capacidade de leads comprando alguns pacotes extras.

E-GOI

E-Goi é uma plataforma de e-mail marketing de Portugal. Com o e-goi, você pode criar também disparos de SMS, Fax, Voz. Possui ferramentas para segmentar leitores, testes A/bs e muito mais.

Custo: O E-goi possui planos gratuitos. Os planos pagos começam a partir de R$ 62,50. Você também pode comprar disparos de e-mail na plataforma caso prefira.

Aweber

Aweber é uma plataforma de automação de marketing.  A interface é também bastante intuitiva. Bastante fácil de criar uma sequencia de e-mails e também o acompanhamento. É uma boa ferramenta e cumpre o que promete.

Custo: O interessante da ferramenta, é que no primeiro mês, é cobrado apenas $1 para que você use a ferramenta. Já no próximo mês, o custo vai para $15.

Get Response

Get Response é uma ferramenta de baixo custo e bastante utilizada. O Get Response inclui ferramentas de criação de formulários e landing pages, já integradas com a geração de lista.

Recentemente, o Get Response adicionou a funcionalidade de hospedar webinários na plataforma. É, sem dúvida, uma boa forma de gerar leads e também educa-los. A ferramenta tem um custo adicional, e se mantém competitiva com outras ferramentas de mercado.

Custo: Para uma lista de até 1000 contatos, você paga 15 dólares mensais.

Conclusão

Como eu te mostrei neste artigo, você tem tudo o que é necessário para começar seu trabalho de captura de e-mails e relacionamento através de uma ferramenta de E-mail Marketing. Essas ferramentas irão te ajudar suprir suas necessidades de envio de e-mails, visualização de quem acessou seus e-mails e seus conteúdos.

Analise seu orçamento e invista na melhor ferramenta para suas necessidades.

Dica Extra: Se você trabalha com marketing multinível e precisa coletar leads qualificados para seu negócio, eu tenho uma sugestão leitura especial pra você. Leia sobre a máquina de inícios.