Comprar online é algo que já faz parte da vida de praticamente qualquer pessoa hoje em dia. E com a alta demanda, empresas e empreendedores precisaram se adaptar e migrar seus negócios para o e-commerce.
Essa plataforma é uma espécie de loja virtual. Não há qualquer intermediador no processo de venda. O cliente só tem que colocar os produtos em seu carrinho virtual, escolher a forma de pagamento e fornecer o endereço de entrega.
Mas mesmo diante de tanta praticidade, novas tendências surgem a todo momento para melhorar a experiência do usuário. Veja quais são elas!
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Aposte na tecnologia como aliada
A tecnologia é a grande responsável por mudar a experiência do consumidor em um e-commerce. O primeiro exemplo disso são os chatbots: em caso de dúvida, esse sistema ajuda o cliente a resolver os problemas por conta própria, com mais rapidez e respostas imediatas.
Só depois, em caso de assuntos mais específicos, é que ele é encaminhado para outro atendente. Isso faz com que economizem tempo e tenham mais autonomia na compra.
A inteligência artificial também ajuda nesse processo. Hoje, é possível desenvolver campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas com base na IA, que recruta sem invasão os dados de seus consumidores para uma experiência mais direcionada.
Veja também: Como gerar tráfego para sua loja virtual
Acompanhe de perto as métricas de seu e-commerce
Nada de simplesmente colocar o e-commerce no ar, vender e deixar por isso mesmo. Uma tendência importante é o acompanhamento de métricas de seu negócio.
Elas ajudam a melhorar o marketing e o desenvolvimento de produtos, promoções e valores de produtos. O Google Analytics é o mais famoso.
Mas hoje, com um pouco de pesquisa, você encontra plataformas ainda mais completas. Algumas, desenvolvidas para atender a nichos específicos e com dados mais abrangentes, relacionados aos funis de vendas que você precisa saber.
Diversifique seus produtos
Para quem trabalha com varejo, é importante variar nos produtos. Um preço atrativo e descontos interessantes chamam a atenção, mas você não deve parar por aí.
É indispensável acompanhar a evolução do mercado e ampliar sua cartela de produtos, para acompanhar também a sua loja física, caso você tenha uma. Do contrário, você não conseguirá reter a atenção do público em outra plataforma.
Além disso, o envolvimento e o engajamento do consumidor nessa transação são importantes. Lembre-se de que a concorrência é ampla e você precisa se destacar, sendo a variedade uma ótima forma de obter bons resultados.
Para quem trabalha com varejo, é importante variar nos produtos. Um preço atrativo e descontos interessantes chamam a atenção, mas você não deve parar por aí.
É indispensável acompanhar a evolução do mercado e ampliar sua cartela de produtos, para acompanhar também a sua loja física, caso você tenha uma.
Uma ótima ideia é disponibilizar maquinas de cartão e oferecer nelas recarga de celular, aumentando sua receita.
Do contrário, você não conseguirá reter a atenção do público em outra plataforma.
Além disso, o envolvimento e o engajamento do consumidor nessa transação são importantes. Lembre-se de que a concorrência é ampla e você precisa se destacar, sendo a variedade uma ótima forma de obter bons resultados.
Fique de olho em seus consumidores
Seus consumidores são os grandes responsáveis também pela inovação, sabia? É indispensável observar seu comportamento para saber o que você pode fazer a mais ou melhor.
E eles estão exigentes! A busca por produtos específicos é cada vez maior. Por causa disso, hoje é possível encontrar vários tipos de e-commerce. Como, por exemplo, é o caso da Spazio Benedetti.
A empresa trabalha com uma infinidade de produtos, que incluem até mesmo rolhas para garrafas e artesanatos. E assim, atende tipos de público variados, ampliando a sua atuação em plataformas online para B2B e B2C.
Vale a pena acompanhar o trabalho que eles fazem de perto, pelo Facebook e pelo Instagram. E assim, entender por que a empresa se tornou um case de sucesso em vendas pela internet!