Quais são os três objetivos do Inbound Marketing?

Por Rodrigo Macedo

Você já parou para pensar nos principais objetivos do Inbound Marketing? Este recurso faz parte de uma série de estratégias para promover produtos e serviços a partir da conquista, atração e fidelização de clientes. Mas é claro que cumprir esse objetivo é algo bastante desafiador.

Por isso o Inbound Marketing adota como pilares três objetivos principais. Por isso, veja a seguir quais são eles e de que forma os adotar em prol de sua marca fará toda a diferença para aumentar as suas vendas. Além disso, veja como ferramentas como WhatsApp pode ajudá-lo nessa missão.

Conheça os três objetivos do Inbound Marketing

Em primeiro lugar, é importante entender o que é Inbound Marketing de fato para ver como suas estratégias funcionam. Esta é uma forma de chamar a atenção dos clientes em potencial por meio da atração. Para isso, há algumas estratégias específicas, como por exemplo:

  • Oferecer informações relevantes e de qualidade a partir do Marketing de Conteúdo;
  • Trazer ofertas, descontos e brindes especiais para o seu público-alvo;
  • Além disso, atrair os clientes até sua empresa por sua mensagem, produtos e serviços;
  • E claro, elaborar uma estratégia de comunicação completa para com possíveis clientes.

Para fazer tudo isso, é preciso direcionar as estratégias de Inbound Marketing para canais específicos, onde está o público-alvo. Neste sentido, o WhatsApp é uma das ferramentas mais indicadas para cumprir tal objetivo.

Motivos para isto não faltam. O aplicativo é usado por milhões de brasileiros, além de ter uma versão Business exclusiva para empresas. Assim, é possível qualificar leads com as estratégias do marketing de atração, conseguir seus contatos e continuar conversando com eles pelo app.

Agora, levando em consideração todas essas informações, é hora de ver quais são os três objetivos do Inbound Marketing.

Aumentar a geração de leads

Leads são contatos de pessoas específicas de seu público-alvo, que tem grande chance de se tornarem clientes. Elas demonstraram interesse em seus produtos e serviços e por isso são importantes para aumentar seus negócios. Para cumprir esse objetivo há algumas estratégias:

  • Construção de persona, identificando um padrão no perfil do cliente para atender suas demandas;
  • Elaboração de um funil de vendas, com conteúdos específicos de topo, para atrair, meio para engajar e fundo para qualificar;
  • Divulgação de materiais ricos, com chamadas para ação e anúncios em diferentes tipos de plataforma.

Criar mais oportunidades para a empresa

Esse é outro dos principais objetivos do Inbound Marketing. Ao nutrir os leads qualificados com o processo acima, você pode convertê-los em mais clientes. Para isso é preciso:

  • Entender suas dores e mostrar soluções para elas;
  • Pedir seus contatos para oferecer uma comunicação mais direta;
  • Além disso, trazer produtos e serviços certos pelos preços certos para eles.

Aumentar suas vendas de fato

Por fim, após seguir os passos acima, é hora de aumentar suas vendas de fato fechando mais negócios. Tudo vai depender de suas estratégias de atração, conversão e relacionamento com os leads. Aqui, é importante ter em mente o seguinte:

  • Após concretizar uma ou mais vendas, concentre-se em manter o cliente fidelizado;
  • Para isso, o relacionamento pós-venda deve continuar prioritário para sua empresa;
  • Outro aspecto importante é que é preciso continuar mantendo o contado com o cliente, oferecendo ofertas, produtos e serviços.

Considerações finais: objetivos do Inbound Marketing e uso do WhatsApp

Como você pode ver, há toda uma metodologia para cumprir com os objetivos do Inbound Marketing e garantir mais vendas para sua empresa. E como ela depende sobretudo da uma boa comunicação com os clientes, o WhatsApp é uma ferramenta ideal para isso.

O aplicativo e versões específicas como o WhatsApp Business transformarão totalmente a sua conversão de leads e comunicação com essas pessoas. Assim sendo, aproveite o app para fazer isso a partir das seguintes estratégias:

  • Envie promoções e conteúdos relevantes aos contatos de leads qualificados;
  • Mande informações e arquivos em diferentes formatos, como áudio, vídeo e imagem;
  • Compartilhe também arquivos que julgar importantes com os clientes em potencial;
  • Tenha todos os dados de sua empresa atualizados no WhatsApp Business;
  • Por fim, use o recurso de métricas do app para acompanhar os seus resultados.

Na medida em que seguir essas diretrizes, com certeza poderá cumprir os três objetivos mais importantes do Inbound Marketing. E, dessa forma, suas vendas aumentarão significativamente a curto e médio prazo. Agora, basta colocar esse plano em prática ou contratar nossos serviços.